segunda-feira, fevereiro 05, 2018

GINCANAS EDUCATIVAS

Para tornar minhas aulas mais extrovertidas e participativas, elaborei várias gincanas para trabalhar em sala de aula veja algumas delas:





GINCANA MATEMÁTICA (Retas e Ângulos) 

Esta é uma Gincana Matemática elaborada com o objetivo de facilitar o estudo da Matemática e o tornar mais atraente e extrovertido. A mesma pode ser aplicada em disputas Homens X Mulheres, em turmas de 8º Ano do Ensino Fundamental, para fixação do conteúdo, diagnóstico do aprendizado do aluno ou mesmo avaliação. É importante que o professor, após a apresentação de cada uma das questões, explore todos as informações possíveis para aumentar o conhecimento do aluno a respeito do conteúdo. Espero que gostem!

GINCANA TRIGONOMÉTRICA Professor Dimas 

Essa é uma Gincana Trigonometria elaborada para tornar o estudo da Trigonometria mais significativo, extrovertido e atraente. Eu a a utilizo, nas turmas do 2º e 3 ano do Ensino Médio em que trabalho, em forma de Gincanas(disputa saudável), Homens x Mulheres. Cada resposta certa vale 03 pontos para o grupo, cada resposta passada para o colega vale 01 ponto e cada resposta errada vale -1 ponto. Ao final, dou uma caixa de bombons para os vencedores. Assim, os alunos têm demonstrado muito interesse nas aulas e eu tenho conseguido passar muitas informações úteis à continuidade do estudo da Trigonometria. Espero que gostem!

GINCANA TRIGONOMÉTRICA (Professor Dimas)

Essa é uma Gincana Trigonometria elaborada para tornar o estudo da Trigonometria mais significativo, extrovertido e atraente. Eu a a utilizo, nas turmas do 2º e 3 ano do Ensino Médio em que trabalho, em forma de Gincanas(disputa saudável), Homens x Mulheres. Cada resposta certa vale 03 pontos para o grupo, cada resposta passada para o colega vale 01 ponto e cada resposta errada vale -1 ponto. Ao final, dou uma caixa de bombons para os vencedores. Assim, os alunos têm demonstrado muito interesse nas aulas e eu tenho conseguido passar muitas informações úteis à continuidade do estudo da Trigonometria. Espero que gostem!

GINCANA PORCENTAGEM   (Professor Dimas)

Essa Gincana  é uma forma diferente de envolver os aluno no tema Porcentagem, por trabalhar com situações comuns do dia a dia.
A GINCANA “CONJUNTOS NUMÉRICOS” é uma gincana Matemática feita com o objetivo de tornar mais visível a ideia de união e interseção de conjuntos, em situações problemas. A mesma é indicada com instrumento de auxilio à fixação do referido conteúdo, além de diagnosticar o entendimento prévio do mesmo e tornar as aulas mais participativas e extrovertidas.
Bingo matemático-Radiciação é um recurso pedagógico indicado às turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. O mesmo foi elaborado de forma criativa com a utilização de questões que exploram o raciocínio dos alunos e torna a aula mais extrovertida e atraente. Não acompanha as cartelas do Bingo. Caso alguém queira, é só entrar em contato pelo e-mail: edimarlsantos@hotmail.com que mandarei. Ok?
A Gincana “Conjuntos Numéricos e Intervalos na Reta Real” é um recurso didático pedagógico que possibilita ao aluno o aprendizado de forma mais divertida e leve, com situações que possibilitam o raciocínio lógico e entendimento do conteúdo. O Professor pode promover disputas sadias entre os alunos com essa Gincana, envolvendo a participação e a atenção de toda a turma. As questões foram elaboradas com o cuidado de não cansar aluno e o estimular, por meio de imagens e situações interessantes. Espero que gostem! Dimas, 27/02/2014 
Esta Gincana foi feita para fixação do cálculo de área de figuras planas. Pode ser aplicada em forma de disputa entre os meninos e as meninas, estimulando a turma a participar mais ativamente das conclusões. A presença do professor esclarecendo as alternativas corretas é muito importante. A Gincana pode ser utilizada para enfocar o conteúdo de maneira mais estrovertida. 
Espero que gostem! 
Professor:Dimas
Esta é uma Gincana indicada para trabalhar em turmas do 3º Ano do Ensino Médio, seja em disputas, seja como fixação ou avaliação.. A mesma foi elaborada, cuidadosamente, com o objetivo de facilitar o entendimento desse conteúdo que é um pouco complexo. São 20 questões que exploram a curiosidade dos alunos para o verdadeiro sentido do referido estudo. Espero que você goste!
GINCANA PRODUTOS NOTÁVEIS(Professor Dimas) é indicada para fixação do conteúdo em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. A mesma pode ser utilizada em disputa entre meninos e meninas, ou para revisão ou avaliação do conteúdo. É importante que o professor faça a correção coletiva, questão por questão.
GINCANA MATEMÁTICA:RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO E NOTAÇÃO CIENTÍFICA é uma atividade diferenciada, indicada para aula de Matemática. A mesma é indicada para o 8º ano do Ensino Fundamental e pode ser trabalhada em forma de Gincana entre Homens e Mulheres, para tornar as aulas mais participativas e divertidas. Espero que gostem!
GINCANA(Revisão geral do ensino fundamental , de acordo dom o cbc)
Esse material: “Revisão Geral do Ensino Fundamental, de acordo como CBC” é uma produção independente de questões matemáticas, ilustradas, simples e objetivas voltadas para a abordagem das habilidades que se espera que os alunos tenham adquirido até o 9º ano do Ensino Fundamental. 
As questões foram elaboras com base no CBC e podem ser utilizadas como gincanas ou diagnóstico para verificação de possíveis deficiências dos alunos e correção destas em sala de aula. Aconselho que, no decorrer da utilização deste material, se reforce as habilidades cobradas pelo CBC, possibilitando ao aluno, a assimilação destas. Tal material também pode ser utilizado para que o aluno recorde regras matemáticas elementares para a continuidade de seus estudos no Ensino Médio. Espero que Gostem! 
Bons Estudos! Atenciosamente, Professor Dimas. Veredinha, 15/08/2014.
Gincana Matemática(revisão geral-Ensino Médio) Professor Dimas
Gincana Matemática (Revisão Geral do Ensino Médio) foi elaborada com o objetivo de tornar as aulas de Matemática no ensino Médio, mais atraentes e significativas para os alunos. 
Sou professor no Ensino Médio há 24 anos e utilizei grande parte dos meus conhecimentos e experiência para criar essa Gincana. A mesma foi elaborada abordando a maioria dos temas de Matemática do Ensino Médio e, pelo que percebi, atraiu bem mais a atenção dos alunos do que as aulas convencionais. Por esta razão a disponibilizei aqui para que os colegas professores que queiram utilizar uma prática pedagógica um pouco diferente possam ter acesso a esse material. Esta Gincana pode ser utilizada com: Meninos x meninas ou, como diagnóstico para verificação do conhecimento da turma. É recomendável que se explore e explique cada questão, para que o conteúdo fique entendido pelos alunos. 
Penso que este material também pode ser de grande valia para os alunos que vão prestar vestibular ou fazer concursos, ou que queiram simplesmente aprender um pouco mais. 
Caso alguém queira, posso passar o material próprio para o Power Point, por e-mail. Espero que gostem! Atenciosamente, Edimar L.Santos (Dimas) 
GINCANA EDUCATIVA-MATEMÁTICA ESPACIAL
Este material se aplica como auxiliar de fixação das propriedades de alguns sólidos geométricos. A mesma aborda de forma ilustrada as propriedades de alguns poliedros. Espero que gstem! Bom estudo!
Gincana Números Complexos(Professor Dimas) 
Gincana Matemática com questões voltadas para os Números Imaginários(Números Complesxos) destinada à fixação do conteúdo no Ensino Médio
GINCANA PORCENTAGEM (professor Dimas)
Gincana com Questões de Matemática direcionadas à Porcentagem. Uma ótima forma de prender a atenção dos alunos e os envolver no aprendizado de Porcentagem, um  tema tão presenteem situações do dia a dia.
GINCANA NÚMEROS RACIONAIS Professor Dimas
Uma forma diferente e envolvente para se trabalhar esse tema que , muitas vezes, não atrai a atenção do aluno

Nenhum comentário: